segunda-feira, 30 de março de 2009

Prêmios, Títulos e Homenagens


Cora Coralina publicou vários livros, recebeu prêmios, condecorações e homenagens, conforme cronologia abaixo:

1907, foi redatora do jornal “A Rosa”, juntamente com Leodegária de Jesus, Rosa Coutinho, Alice Santana e outras escritoras.

1910, publicou seu primeiro conto no Anuário Histórico Geográfico e Descritivo do estado de Goiás, o título: “Tragédia na Roça”, quando se tornou conhecido o pseudônimo Cora Coralina.

1965, já com 76 anos de idade, publicou seu primeiro livro “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, pela editora José Olímpio.

1980, seu nome foi incluído entre as dez mulheres do ano das letras nacionais, no Rio de Janeiro.

1981, recebeu o Troféu Jaburu do Conselho de Cultura do Estado de Goiás.

1983, recebeu o título de Doutora Honoris Causa, da Universidade Federal de Goiás, Egrégio
Conselho Universitário pela Reitora Maria do Rosário Cassimiro.

1984, recebeu em São Paulo o Troféu Juca Pato da União Brasileira de Escritores (UBE). Prêmio este que foi concedido a grandes nomes como: Cassiano Ricardo, Caio Prado Jr, Érico Veríssimo, Jorge Amado, José Américo de Almeida, Luís da Câmara Cascudo, Sérgio Buarque de Holanda, Paulo Bonfim, Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz, Otavio Ianni, entre outros.

1984, é condecorada com a Comenda de Ordem do Mérito do Trabalho pelo Presidente da República, João Batista de Figueiredo, por sua pertinácia em prol das causas justas e do progresso cultural de Goiás.
/www.casadecoracoralina.com.br/premios.html

Um comentário: